Marriott promete parar de usar produtos de higiene pessoal de plástico até 2020
A Marriott International, maior cadeia de hotéis do mundo, disse quarta-feira que eliminará pequenas garrafas plásticas de shampoo, condicionador e gel de banho de seus quartos de hotel em todo o mundo até dezembro de 2020. Elas serão substituídas por garrafas maiores ou distribuidores de parede, dependendo do hotel.
A medida segue um anúncio semelhante no mês passado pela IHG, proprietária da Holiday Inn, Kimpton e outras marcas. A IHG disse que eliminará cerca de 200 milhões de pequenas garrafas a cada ano até 2021. No ano passado, a Walt Disney Co. disse que substituiria pequenas garrafas de shampoo de plástico em seus resorts e navios de cruzeiro. Muitas empresas menores, como os cinco Soneva Resorts na Tailândia e nas Maldivas, também abandonaram garrafas de plástico.
A Marriott tem mais de 7.000 hotéis em 131 países com menos de 30 marcas, variando de SpringHill Suites e Residence Inn a Sheraton e Ritz-Carlton. A empresa diz que elimina cerca de 500 milhões de pequenas garrafas por ano, ou 1,7 milhão de libras de plástico.
A Marriott quer se livrar de pequenas garrafas há anos, disse o presidente e CEO Arne Sorenson. Existem muitos deles, disse ele, e são difíceis de reciclar devido ao tempo necessário para limpá-los.
Mas foi preciso muito trabalho para projetar garrafas grandes resistentes a violações e obter fornecedores a bordo. Os hotéis de luxo, em particular, precisavam ter garrafas que ainda pareciam luxuosas, disse ele.
“Havia muitas características técnicas nisso que precisávamos acertar”, disse ele.
O Rival Hyatt Hotels Corp. está passando por um processo semelhante agora. A empresa diz que está testando distribuidores de amenidades em algumas salas durante o último ano.
O Marriott, com sede em Bethesda, Maryland, começou a substituir pequenas garrafas no início do ano passado em algumas marcas norte-americanas, incluindo hotéis Courtyard e Fairfield. Atualmente, cerca de 1.000 deles apresentam garrafas ou dispensadores de bombas maiores que estão presos à parede do chuveiro.
Denise Naguib, vice-presidente de sustentabilidade e diversidade de fornecedores da Marriott, disse que a Marriott obteve uma resposta positiva de pesquisas com clientes. Muitos ficaram aliviados porque os frascos maiores os deixaram usar tanto ou pouco xampu quanto quisessem.
“Mais e mais pessoas têm uma consciência geral disso”, disse ela. “Eles não querem deixar garrafas meio vazias”.
Naguib disse que a maioria dos hotéis Marriott eliminará garrafas pequenas até 1º de julho de 2020. As marcas de luxo se livrarão delas até o final de 2020. As marcas de preço mais baixo terão dispensadores ou garrafas amarrados à parede do chuveiro. As marcas de luxo terão garrafas não amarradas. As garrafas têm o equivalente a 10 a 12 garrafas pequenas e são resistentes a violações.
As garrafas maiores ainda serão de plástico, e a Marriott ainda planeja substituí-las – e não apenas reabastecê-las – quando estiverem com pouca carga. Mas Naguib disse que as garrafas maiores são mais fáceis de reciclar do que as menores.
Grupos ambientalistas estão aplaudindo as mudanças.
“A poluição plástica é uma crise global urgente e agora é hora de pensar em” reutilizável “em vez de” descartável “”, disse Dianna Cohen, co-fundadora e CEO da Coalizão de Poluição Plástica, sediada em Berkeley, Califórnia.
Em breve, os hotéis podem não ter escolha. Os legisladores da Califórnia estão pensando em proibir hotéis de usar pequenos frascos de xampu em 2023, enquanto a União Europeia está proibindo uma ampla gama de itens de plástico descartáveis, como talheres e pratos, até 2021.
Sorenson disse que espera algumas reclamações, como a Marriott ouviu no ano passado quando proibiu canudos de plástico e agitadores. Muitas pessoas gostam de colecionar frascos de shampoo para hotéis, disse ele. A mãe dele costumava ter uma gaveta cheia de sabão que pegava nos hotéis.
“A natureza humana é o que é e resistimos à mudança”, disse ele. “Mas as pessoas entendem que isso é muito melhor.”