TENDÊNCIAS GASTRONÓMICAS PARA 2020
As tendências estão relacionadas à evolução natural que ocorre nas necessidades, motivações e preferências dos consumidores, e que afetam seu comportamento no momento do consumo.
Se considerarmos que o consumidor deve ser o principal impulsionador da inovação, as tendências tornam-se informações estratégicas para os processos de inovação.
Food Telling – Alimentos com mensagem
A globalização, a desconexão progressiva da produção de alimentos, a crescente preocupação com a segurança alimentar e, finalmente, a busca por confiança e consumo inteligente, estão por trás do Food Telling. Uma tendência que liga o consumidor e os alimentos come, incorporando ou associando mensagens e histórias aos produtos alimentares. O Food Telling responde a uma necessidade por informações transparentes e atraentes, agregando valor aos produtos, marcas e fabricantes, dando-lhes maior identidade e autenticidade.
Supersense – experiência multissensorial
Nas sociedades avançadas, a comida deixou de ser uma mera necessidade fisiológica para se tornar uma atividade mais aspiracional, adquirindo, em certos momentos, um caráter “extraordinário” na vida quotidiana. SuperSense é a tendência que se refere a produtos alimentícios que buscam gerar um impacto que ativa os 5 sentidos, gerando uma experiência sensorial intensa e completa, causando sensações originais e diferentes intimamente associadas ao prazer de comer.
Here & Now – Aqui e Agora
As sociedades avançadas, urbanas e dependentes de tecnologia são caracterizadas pela mobilidade, a vida conectada ao “agora”, a reconciliação da vida online e offline e a pressão do tempo. Here & Now é a tendência que busca contribuir para facilitar o estilo de vida urbana, que exige flexibilidade, gestão e otimização do tempo, cuidar da saúde e, especialmente, a gratificação instantânea das necessidades a qualquer hora e lugar.
Eater_tainment – experiência gastronômica
Na era do entretenimento e num contexto de austeridade e maior autocontrole, não devemos esquecer que as pessoas são, em última instância, seres emocionais, em grande parte motivadas pela aspiração e pelo desejo de experimentar. O entretenimento está relacionado à complacência e à necessidade de fugir do dia a dia, buscando experiências memoráveis que se conectam às necessidades emocionais dos indivíduos.
MadeSimple – simplifique
O consumidor atual está exposto a super seleção e a uma sensação contínua de falta de tempo, o que gera ansiedade no momento do consumo devido ao crescente número de decisões a serem tomadas. A tendência MadeSimple está associada ao produto e ao processo de compra e consumo e leva à criação de soluções flexíveis que permitem compra e consumo inteligentes, simplificando a escolha e escolhendo a melhor opção, economizando tempo e, finalmente, facilitando a compra. Vida para os consumidores.
MyHealth – saúde personalizada
MyHealth é a tendência relacionada à atitude pró-ativa e responsável em relação à promoção do bem-estar e da própria saúde, por meio do autogestão na prevenção, conservação e monitoramento. Isso reflete-se na procura por alimentos personalizados, adaptados às necessidades pessoais, para alcançar um equilíbrio entre o estado físico e o bem-estar mental / emocional.
Os hábitos alimentares e os alimentos são os principais fatores não genéticos que influenciam decisivamente a manutenção da saúde e qualidade de vida das pessoas, com um papel importante na prevenção de doenças crônicas associadas à alimentação. Se isso une uma aspiração maior de viver continuamente de maneira ativa e saudável, a saúde torna-se o principal objetivo de qualquer indivíduo.
EgoFood – expressão alimentar
Os consumidores têm uma faceta social (como parte de grupos com necessidades, interesses e gostos comuns), como indivíduos, sendo seres independentes, com identidade própria e em busca de autenticidade. A tendência EgoFood busca que ambas as facetas coexistam e se expressem, por isso concentra-se na “personificação” nos produtos de grande consumo de desejos, valores, aspirações ou status pessoais. O EgoFood busca a conexão entre o consumidor e essa “dimensão” do produto que se encaixa com sua personalidade (além de suas necessidades) e com o que ele se sente identificado.
Natural Food – Mais natural
A tendência para alimentos naturais e orgânicos não está diminuindo: de fato, sua popularidade está aumentando e esperamos que 2020 seja o ano mais importante para esta categoria. Em toda a Europa, os consumidores continuarão a rejeitar produtos que contêm muitos aditivos e, em vez disso, adotam ingredientes naturais, como frutas e legumes premium.
Old&Healthy – Envelhecimento saudável
Os produtos saudáveis para o envelhecimento não são voltados apenas para os maiores de 60 anos: os consumidores de todas as gerações estão cada vez mais conscientes de como o que consomem afeta sua vida, sua saúde e sua aparência. Por exemplo, cada vez mais fabricantes procuram aproveitar o poder antienvelhecimento dos antioxidantes em frutas como morangos e mirtilos.
Alimentos fermentados
O que começou com iogurtes probióticos agora expandiu-se para alimentos fermentados, como kefir e kombucha. A saúde intestinal é uma categoria que esperamos expandir em 2020. Embora a acidez e o sabor incomum sejam um obstáculo para muitos consumidores, prevê-se que adoçando alimentos e bebidas fermentadas com frutas e vegetais, como framboesas e ameixas, para melhorar sua palatabilidade será cada vez mais comum.